Bem-Vindos Senhores,
Aqui é o Capitão Arock com mais um Editorial aqui da CoOmics!
E hoje nós vamos tratar dele que é chamado por muitos de O Rei. Não, não é o Elvis e muito menos o Roberto Carlos. Nós vamos falar do cocriador do Universo Marvel: Jacob Kurtzberg, mais conhecido como Jack "the King" Kirby.
Tudo bem, se quando leu Kirby você imaginou aquela bola de chiclete ambulante dos jogos de vídeo-game eu não posso culpa-lo. Mas o Jack Kirby foi um dos quadrinistas que marcou história por, dentre outros muitos feitos, criar ao lado de Stan Lee praticamente todo Universo Marvel.
Kirby começou a trabalhar para os Estúdios Fleischer em 1935, onde fazia as sequências para o desenho Popeye. Kirby conheceu Joe Simon e os dois jovens se uniram e começaram a produzir e vender HQs. A dupla criou o herói patriótico Capitão América para a Timely Comics (mais tarde Marvel Comics) em 1941. As perspectivas dinâmicas de Kirby, as técnicas cinematográficas, seu uso de quebrar quadros sequenciais e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato, reescrevendo as regras das histórias em quadrinhos. Depois eles mudaram-se para a DC Comics, aonde assumiram o personagem Sandman na revista Adventure Comics. Mesmo com o fim da parceira Kirby continuou escrevendo, reinventando o personagem Arqueiro Verde, além de criar o clássico Desafiadores do Desconhecido.
Em 1961, ele volta a trabalhar com heróis a pedido de ninguém menos que Stan Lee, que daria a Jack o apelido de "The King". O Rei teve participação na criação de praticamente todos os personagens da Marvel nos anos seguintes. Kirby era frequentemente co-autor das histórias que desenhava, introduzindo elementos que não eram mencionados nos scripts; em particular, Kirby é creditado como sendo o criador do Surfista Prateado, que não foi citado no roteiro de Lee da história onde o personagem apareceu pela primeira vez.
Depois de uma lendária briga com Stan Lee, Kirby voltou para a DC no princípio dos anos 70, produzindo uma série de títulos sob o selo "Jack Kirby's Fourth World". Entre eles estavam Os Novos Deuses (que trazia nomes como Darkseid, Senhor Milagre, Orion, Dessad...), juntamente com outros títulos como Etrigan, o Demônio e uma nova encarnação de Sandman (este com seu ex-parceiro Joe Simon pela última vez).
Kirby é conhecido popularmente entre os criadores e fãs de histórias em quadrinhos como um dos maiores e mais influentes artistas do gênero. Sua produção entrou para a história enquanto estimativas apontam que ele desenhou mais de 25,000 páginas, assim como tira de jornal e esboços. Ele também pintava, e trabalhou com inúmeras ilustrações para filmes de Hollywood.
Essa quinta, dia 28 ele teria feito seus 97 anos, juntos com os 49 anos de Vingadores! Então em homenagem ao rei, uma pequena amostragem das suas criações:
Capitão América (pé no saco esse ai)
Homem de Ferro (já reparou que nos filmes esse é o toque do celular dele)
Hulk (prefiro as musicas em português: Na fossa vive o Hulk!)
Pantera Negra (esse não tem musiquinha)
Thor (O Barra Limpa, o Grande Thor!)
Loki (por consequência lógica de ter criado o Thor)
Vingadores ("E se a gente juntar esse povo todo?" "A DC Já fez isso." "Foda-se! Põe o Loki de vilão que ele é legal!")
X-Men (adoro esse musiquinha)
Magneto e Irmandade Mutante (Mesmo comentário que eu fiz do Loki)
Quarteto Fantástico (A Primeira Família! Ser fã deles, como eu sou, é atestado de nerdice em níveis preocupantes)
Dr. Doom (Ele criou todos os maiores vilões da Marvel?)
Surfista Prateado e Galactus (resposta para minha ultima pergunta: aparentemente sim!)
Inumanos (sei, você não conhece eles, mas vai por mim: Raio Negro, o rei da meia-noite, e sua galera são bem fodões)
Os Novos Deuses (essa galera já é pela DC)
Senhor Milagre (se não conhece, vale a pena conhecer)
Darkseid (não feliz de criar os grandes vilões da Marvel, ele criou o maior vilão da DC)
Etrigan, o Demônio (Vá forma vil e vilã e revele o demônio Etrigan!)
E é isso, nossa humilde homenagem a esse rei! Na semana que vem tem mais, e nós continuaremos indo audaciosamente onde nenhum nerd jamais esteve!
Jack "The King" Kirby
Nenhum comentário:
Postar um comentário