quarta-feira, 1 de abril de 2015

EDITORIAL: Loki


Bem-Vindos Senhores,
Aqui é o Capitão Arock com mais um Editorial aqui da CoOmics!

     "Porra Arock, tu passa duas semanas sem um editorial e ai solta um em uma quarta?" Numero 1, foi uma semana só, esse é o editorial da semana passada que eu atrasei pra quarta propositalmente. Numero 2 (sem piadas de cocô) não é qualquer quarta: é 1º de Abril!
     1º de Abril, o Dia da Mentira, o April Fool's das pegadinhas... Já se perguntou porque? Porque esse é o DIA DO LOKI! Sim, primeiro de abril tem a fama que tem porque é o dia consagrado ao travesso deus do panteão nórdico!


       Se você é uma pessoa normal (o que, considerando que você tá lendo um editorial escrito por mim, tem pouca chance) deve ter pensado nisso ai:


       O que é perfeitamente justo, Stan Lee se esforçou muito para que isso acontecesse. Eu gosto dessa versão Mas ele tá bem longe do original. Ah, e se você (e os deuses permitam que você não seja uma dessas pobre pessoas) nisso:

     
     A coisa mais simpática que eu posso dizer nesse caso é:


   Continuando... Loki, também chamado de  Loke, Lothur, Loptr ou Hveðrungr, o deus nórdico da trapaça, enganação, travessura, do caos, do fogo (sabia dessa?) e mudança de forma. Filho dos gigantes (Jötunn) Fárbauti e Laufey (ao contrario do que os quadrinhos nos contam, Laufey era a MÃE de Loki, sendo assim ele ser chamado de Loki Laufeyson, era uma especie de xingamento na sociedade patriarcal dos vikings, uma especie de filho da mãe), Loki não era um Aesir (deuses de Asgard), mas vivia entre eles. Corrigindo outra mudança dos quadrinhos, Loki foi criado como irmão de Odin e não de Thor (uma questão de geração na verdade). 
   

      Nós tendemos a ver Loki como um vilão (porque é assim que nós é apresentado), mas ao contrario das religiões mais recentes, a religião nórdica não se baseava na dicotomia Bem/Mal e sim em Ordem/Caos (assim como a religião grega originalmente). O mundo e seus seres (os deuses, os humanos e etc) são naturalmente caos, então é dever dos deuses (e por consequência dos humanos) tentar estabelecer ordem para trazer equilíbrio ao mundo (mesmo sendo seres do caos).  Loki é obviamente um agente do caos, isso não faz dele nem bom nem mau, só um agente do caos. 
    Loki costuma a figurar como antagonista muito graças ao conto da morte de Balder (que foi a gota d'água), mas as travessuras de Loki muitas vezes eram inofensivas ou até ajudavam os deuses. É claro que uma de suas travessuras foi cortar o cabelo de Sif, mas no fim ele conseguiu vários tesouros para os deuses como o Mjölnir do Thor e a Gunginir, a própria lança de Odin (adoro o fato de a mitologia nórdica dar nome pras os artefatos, deixa eles mais lendários). Inclusive ele chegou a recuperar o Mjölnir quando esse foi roubado de Thor (isso inclui os dois vestidos de mulher, Thor casando com um gigante, comendo igual um boi e depois matando todos gigantes na festa, foi um dia bem divertido...). 


    Outro ponto que faz com que Loki seja visto como um vilão a dicotomia com Thor. To falando de Thor de verdade, não esse cara:

    Sério, que especie de viking que nem usa barba?

    To falando do ruivão com o martelo soltando raios, MUITO músculo e inteligencia nula, que anda por ai tocando o terror num carro puxado por bodes (eu acho essa parte dos bodes muito foda):



    Agora sim! Bem, Loki e Thor são opostos porque um é a personificação da astucia e o outro da força bruta. Apesar de ficarem em lados opostos em varias ocasiões, eles já se ajudaram em varias ocasiões (como o roubo do martelo). Ao contrario do que o Stan Lee conta, o Thor da mitologia era o esteriótipo do viking, ou seja: mal-educado, burro como uma porta e insuportável! Houve uma vez em que Loki para escapar de Odin (isso acontecia muito, tipo quando sua mãe pega o chinelo e quando ela via te procurar você já tá a quatro quarteirões) se transformou em um peixe, mas sem querer deixou sua rede de pesca (invenção dele) do lado de fora do rio. Quando Odin disse para Thor usar a rede para capturar Loki, o deus do trovão a embolou e arremessou como uma pedra (que burro dá zero pra ele)!


    Loki foi pai (e mãe) de muitos filhos, a maioria monstros, dentre eles (mas não todos) figuram monstruoso lobo Fenrir (o lobo mal original), a rainha do reino dos mortos Hel (o reino é homônimo a ela), o cavalo de oito patas Sleipnir (ele é mãe desse cavalo, porque se transformou em uma égua... bem pesquisa que é uma história legal) e a serpente dos mundos (aka: a serpente de Midgard) Jörmungandr (um dia vou fazer um editorial só sobre esses monstros top).



    E mesmo eu tendo tentado defender Loki (sabe como é... Corporativismo... Nós temos que nós unir) no final o caos nele fala mais alto. Depois de toda a coisa com o Balder (se você não pesquisou ainda, esse é um bom momento) ele é aprisionado e torturado pra se soltar só no Ragnarök. 



    Ainda em defesa dele, se eu fosse um deus aprisionado e torturado por sabe-se lá quanto tempo eu iria querer vingança, e se eu fosse o pai de tudo quanto é monstrão tenso o mundo ia tremer ante minha vingança (pelo amor de mim mesmo, eu tenho que conter esse meu lado de deus mal, vingativo, conquistador da humanidade e incendiador de mundos... Ou eu posso só mandar um KNEEL, MORTALS! sempre funcionou pro Zod...)
    
   Em suma, essa foi minha pequena homenagem ao Loki nesse dia consagrado a ele. Só pra terminar, vou deixar aqui uma trilhazinha sonora pro dia de hoje, pensando na imagem que as pessoas tem do nosso convidado: A principal (versão em português). No mais nós vemos semana que vem, onde continuaremos a ir aonde nenhum nerd jamais, esteve. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário