domingo, 5 de outubro de 2014

EDITORIAL: Lanterna Verde


Bem-Vindos Senhores,

Aqui é o Capitão Arock com mais um Editorial aqui da CoOmics!

E hoje nós vamos falar sobre aqueles que tem capacidade de superar grandes medos! Outubro é o aniversario de Harold "Hal" Jordan, o maior dos Lanternas Verdes (mesmo que não seja o meu favorito). Por isso hoje nós falaremos sobre os portadores da arma mais poderosa do universo: Os Lanternas Verdes!

        O Lanterna Verde foi visto pela primeira vez em All-American Comics #16 em 1940. O nome desse Lanterna Verde original era Allan Scott, um engenheiro executivo que envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, no qual todos os passageiros morreram e apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava a bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Scott também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato que lhe conferiu poderes. O anel só precisava ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. Os poderes do anel não funcionavam contra madeira.

Titio Allan Scott
   
Alan lutou ao lado de outros super-heróis da década de 40 na Sociedade da Justiça da América; casou-se com Rose Canton, que ele não sabia ser a vilã conhecida como A Espinho. Ela forjou a morte na noite de núpcias, mas escapou grávida de Alan. Ela deu a luz gêmeos, que se tornaram posteriormente Jade e Manto Negro, dois membros da Corporação Infinito.

Nos Novos 52 (malditos sejam) na revista Terra 2 (que é até legal) Allan Scott é gay.

    Mas com a vinda da chamada Era de Prata a DC Comics repaginou todos seus heróis, e o Lanterna Verde não foi a exceção. Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu Hal devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Lanterna Verde.
   Harold Jordan nasceu em Coast City no dia 5 de fevereiro, sendo o segundo de três filhos do casal Martin Jordan e Jessica Jordan. Quando criança, ele idolatrava seu pai que era um piloto de testes da Aviação Farris. Nesse período ele teve que enfrentar seus maiores medos quando seu pai morreu em um acidente de avião. Ignorando o desejo de sua família, Hal seguiu os passos de seu pai e mais tarde se juntou a Força Aérea dos Estados Unidos. 
O maior dos Lanterna Verdes (faça-se um favor e não assista o filme!)

   Atuando como um agente da polícia galáctica, seu trabalho era servir e proteger toda a vida no Setor 2814. Ele logo descobre que havia outras 7200 Lanternas Verdes em todo o universo, todos monitorados e capacitados por criaturas místicas chamado de Guardiões. Hal recebeu treinamento de alguns dos melhores que a tropa tinha para oferecer, incluindo o Sargento Kilowog, e seu mentor, Sinestro. Hal também foi um dos fundadores da Liga da Justiça juntamente com o Flash (Barry Allen), o  Caçador de Marte, o  Aquaman e a Mulher-Maravilha (Superman e Batman entraram no clubinho depois).
   Mesmo sendo o primeiro Lanterna Verde (membro da Tropa do Lanternas Verdes) da terra, e considerado o maior Lanterna que a Tropa já teve, Jordan não foi o único.
   Guy Gardner foi recrutado para ser o seu substituto (todo Lanterna Verde necessita de um substituto caso o titular venha a morrer), um instrutor de Educação Física e ex-assistente social.

Membro da minha versão preferia da Liga da Justiça (e indiscutivelmente a mais engraçada), o maior feito de Guy Gardner é ter sido nocauteado com apenas um soco por aquele bosta do Batman (que por sua vez foi nocauteado com apenas um soco pelo Hal Jordan).

   Porém, Guy Gardner se feriu em um acidente e ficou hospitalizado, impossibilitando de ajudar Hal quando ele precisava (durante a época que o Arqueiro Verde o estava acompanhando em suas viagens). Assim a Tropa dos Lanternas precisou de recrutar um outro substituto para Hal e o escolhido foi John Stewart (que no início, não levou a sério). Apesar de todo mundo curtir ele (menos eu), como arquiteto e veterano de guerra, quase ninguém sabe que o imbecil em sal do Stewart é responsável pela destruição de um planeta inocente inteiro, por pura imbecilidade (vide Odisseia Cósmica).
Não adianta fazer essa cara, Stewart, você ainda é um babaca!
    
Algum tempo depois, quando Coast City foi destruída pelo Superman Ciborgue, Hal tomado pelo medo, se tornou o receptaculo da propria entidade do medo, uma criatura conhecida como Parallax, sendo controlado pela criatura, Hal e saiu universo afora matando TODOS os seus companheiros. Como visto na minissérie Crepúsculo Esmeralda (primeira versão pela Abril Jovem e recém lançada como encadernado pela Panini Comics). O último dos Guardiões do Universo (Ganteth) recruta o jovem desenhista Kyle Rayner para ser o novo Lanterna Verde e recuperar a Tropa dos Lanternas (e pessoalmente o meu preferido).
Kyle Rayner, o Lanterna dos Anos 90/2000. Esse é um cara legal!
  
   Kyle havia crescido sendo um fã dos feitos de Superman, apesar de ter tido apenas um conhecimento vago sobre os vários Lanternas Verdes da Terra. Isso logo mudou, e ele descobriu que o anel energético era a expressão definitiva da sua imaginação. Quando está na batalha, ele comumente usa o anel para construir praticamente qualquer coisa que sua mente artistíca pode imaginar: outros super-heróis, personagens de anime, criaturas mistícas, mechas, armas futuristas e personagens de seus próprios quadrinhos. Enquanto alguns questionavam a praticidade dessas construções, elas comumente faziam de Kyle um oponente imprevisível. Foi por um bom tempo membro da mais poderosa encarnação da Liga da Justiça e, por pouco tempo, até mesmo do Novos Titãs.
    Não há muito mais o que dizer senhores, Deixamos vocês com uma imagem da Tropa dos Lanterna Verdes (olha o respeito, são eles que cuidam do Universo) e o Juramento da Tropa! 

No Dia Mais Claro
Na Noite Mais Densa
Nenhuma Mal Escapara Ante A Minha Presença
Todo Aquele Que Venera O Mal Há De Penar
Quando A Luz E O Poder De Um Lanterna Verde Enfrentar!

E na semana, mesmo no mais clara ou na noite mais densa, que vem tem mais, e nós continuaremos indo onde nenhum nerd jamais esteve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário