sábado, 31 de maio de 2014

Vitrine 11: Clint Eastwood

Não sei se os senhores sabem, mas hoje, 31 de maio, é o aniversário de 84 anos de um dos maiores cineastas que se tem notícia: Clinton "Clint" Eastwood Jr.

Pra quem não conhece o nosso homenageado (ah vá que você não conhece Clint Eastwood? É bom rever os rumos que você tem dado pra sua vida) ele ficou famosos na década de 60 por dar vida nas telonas à anti-heróis fodões como o Homem Sem Nome, da lendária Trilogia dos Doláres de Sergio Leone, e nas decadas de 70 e 80 pelo Inspetor "Dirty" Harry Callahan, o policial mais durão que já viveu.

A partir da década de 90 ele resolveu assumir o papel de diretor. Ao contrario do que se poderia esperar, ele não se enveredou pelo estilo de filme que costumava a atuar, mas sim por uma área mais reflexiva (até mesmo cabeção, diriam alguns). E ele tem sido muito bem sucedido: ganhou 4 vezes o Oscar, duas como melhor diretor e duas como melhor filme (por Unforgiven, em 1992, e Million Dollar Baby, em 2004). 

No meio cinematográfico ficou conhecido por sempre fazer produções com baixo orçamento, trabalhando sempre com a mesma equipe. Dizem que enquanto dirigi ele não conversa, dizendo apenas "OK", "Ação" e "Corta". 

Foi homenageado em 1995, recebendo o prêmio Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos estadunidenses, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas. 

Sendo um ícone da cultura popular, Eastwood já foi referência para várias franquias: O seriado "Todo Mundo Odeia o Chris" já fez algumas referências ao personagem Dirty Harry, citando uma de suas frases; Duas pessoas japonesas do filme Crocodilo Dundee II confundiram o personagem principal, Mick Dundee, com Clint Eastwood; No filme Bruce Almighty, o personagem principal interpretado por Jim Carrey faz várias piadas sobre o filme Dirty Harry mais tarde diz que não se parece com Eastwood; O famoso personagem de Eastwood, O Homem Sem Nome foi a fonte de inspiração para o personagem Master Chief na popular série Halo; Stephen King declarou em entrevistas e livros que uma das inspirações para o personagem Roland Deschain, em sua popular série The Dark Tower, é Clint Eastwood... Mas de longe sua referencia mais famosa é quando Marty McFly usa o nome Clint Eastwood no filme Back to the Future Part III, que é uma paródia do gênero western. No entanto, não apresenta nenhuma semelhança com Eastwood. As reações dos outros personagens foram de piadas a insultos ("Que tipo de nome estúpido é esse?"). Marty também usa um pedaço de metal a prova de balas em um duelo com Buford (imitando uma cena da personagem de Eastwood no filme Por um Punhado de Dólares, cena a que Biff assiste em sua banheira no segundo episódio da trilogia).

Há muito mais que dizer do grande Clint Eastwood nesses seus 84 anos de vida, mas vamos deixar vocês com seus personagens clássicos!

"All right, I'm coming out. Any man I see out there, I'm gonna shoot him. Any sumbitch takes a shot at me, I'm not only gonna kill him, but I'm gonna kill his wife, all his friends, and burn his damn house down."
(Will Munny, Unforgiven)


"Ever notice how you come across somebody once in a while you shouldn't have fucked with? That's me."
(Walt Kowalski, Gran Torino)


"Mo cuishle means my darling. My blood."
(Frankie Dunn, Million Dollar Baby) 


"This is a 44. Magnum, the most powerful handgun in the world, and it could blow your head clean off. Do you feel lucky?"
(Harry Callahan, Dirty Harry Movies) 


"Alive or dead? It's your choice." 
" When a man's got money in his pocket he begins to appreciate peace."
"You see, in this world there's two kinds of people, my friend: Those with loaded guns and those who dig. You dig." 
(Men With No Name, Dollars Trilogy) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário